domingo, 3 de fevereiro de 2013

Vacinação contra febre aftosa no Piauí é prorrogada

O prazo de vacinação contra a febre aftosa no Piauí foi prorrogado para o dia 28 de fevereiro. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi) o prazo é o mesmo para a certificação do rebanho.

O Piauí possui um rebanho de aproximadamente 1,7 milhão de cabeças de gado divididos em 64 mil propriedades rurais, e de acordo com a Adapi, a meta é vacinar mais de 90% deste total.

Segundo o gerente de Defesa Animal da Adapi, Janilson Lima, o prazo foi estendido porque a média ainda estava abaixo do esperado. A segundo etapa da campanha, programada para novembro do ano passado, não aconteceu devido à estiagem.

“Como o gado ficou debilitado, achamos mais seguro adiar a vacinação. Agora nós estamos estendendo o prazo para que o Piauí possa alcançar uma média vacinal segura e que o estado se torne área livre da aftosa”, disse o gerente.

Para garantir o selo de área livre, o Piauí precisa vacinar 90% do seu rebanho. Além de proteger, a vacinação valoriza o rebanho permitindo a comercialização com todos os estados brasileiros sem nenhum embargo.

“Na última etapa de vacinação atingimos 96,7% de cobertura. Agora, queremos ultrapassar este índice”, disse Antônio Filho, diretor da Adapi, enfatizando que o índice já alcançado é extremamente favorável e acima da meta estipulada pelo Ministério da Agricultura.

Data da Publicação: 01 de fevereiro de 2013
Fonte: Patrícia Andrade/G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário